Macaco, limão e motel - Com nomes cada vez mais criativos, segmento cria cases de marcas de sucesso. Descubra como nascem algumas delas

09/07/2010 15:21

Macaco, limão e motel
4/3/2010 16:11:00

 

Com nomes cada vez mais criativos, segmento cria cases de marcas de sucesso. Descubra como nascem algumas delas

Escolher o nome de um filho não é tarefa simples. O processo de criação de um nome de uma empresa, por sua vez, é também bastante complexo. Que a marca é um ponto principal e determinante em um negócio, ninguém duvida. Mas, em se tratando de motéis, isso é ainda mais significativo. É preciso ser algo convincente e atraente para deixar os clientes com os sentidos aguçados. Para isso, cada um adota técnicas e métodos distintos ou até mesmo curiosos. O bom marketing também é elemento sempre presente, responsável pelas marcas de sucesso que vemos por aí. Para descobrir como algumas pessoas escolheram os nomes de seus motéis, veja os depoimentos a seguir.

“Contratamos uma agência de publicidade para nos assessorar. Após a sugestão de aproximadamente 100 nomes, escolhemos Lemon. É um nome com links para vários sentidos humanos como a visão, o olfato e o paladar. Costumo dizer que a nossa marca tem cheiro, gosto e é bonita de ver”.
Carlos Alberto Rique Junior, proprietário do Lemon Motel (PE).

“O nome dos nossos motéis nasceu de uma brincadeira com segundas intenções, ou seja, com duplo sentido. Aqui em Teresina, no Piauí, se um rapaz fica com vergonha de levar a garota para o motel, ele pergunta: ‘E então, onde vamos agora?’. A garota responde ‘Não sei!’. E para ir direto ao assunto, ele a leva para o Não Sey Motel, com a desculpa de dizer que foi a garota quem decidiu. Assim surgiu o nome do nosso primeiro motel. Isso acontece também em outras situações, como o Sey Lá Motel ou o Você que Sabe. Então, no sentido de oferecer diversão, acertamos na escolha dos nossos nomes. E eles deram certo, pegaram bem na cidade. O marketing inverso, com duplo sentido, foi aplicado e funcionou”.
Robson Rocha, do departamento de marketing do Grupo Franly - motéis Não Sey, Você que Sabe e Sey Lá (PI).

“Não escolhemos esse nome (risos). Na verdade, já compramos com o nome de Makaku’s e resolvemos manter porque o estabelecimento tem mais de 20 anos e é conhecido assim por todo mundo. Com a gente, o motel tem já uns seis anos. O nome nunca gerou confusão, mas é bem engraçado”.
Euzébio Ribeirinha, proprietário do Motel Makaku’s (SP).

“Nossa, já faz tanto tempo! Nosso nome não tem um significado específico, mas lembro que na época ele foi criado porque uma tia estava lendo um romance. No livro, havia uma personagem chamada Chaveli. Aí, a gente gostou. E para deixar melhor a estética, acrescentamos o ‘l’ e o ‘e’. Já passaram mais de 20 anos. O Chavelle foi inaugurado em 1988”.
Jacson Venaruscoflo, proprietário do Motel Chavelle (PR).

                                                                                                                                                               Artigo da Revista O MOTELEIRO